O relacionamento da cabeleireira Margarida Gameiro com o cigarro começou ainda na infância, quando observava o pai e o avô fumando e reproduzia o ato ao enrolar pedaços de papel e atear fogo. Mais tarde, aos nove anos, acendeu o primeiro cigarro de verdade e, aos quinze, tornou-se viciada. “No colégio minhas amigas fumavam e eu transformei o que era uma brincadeira num hábito que me acompanhou por trinta anos”, revela. A morte de um tio graças a um infarto fulminante a abalou de modo que a fez repensar seu estilo de vida. “Ele nunca fumou, mas era um fumante passivo, pois todos na casa dele tinham o vício; quando ele teve o infarto me fez pensar não apenas em mim, mas na minha filha, que convivia com a fumaça”. Com ajuda médica e muita força de vontade, Margarida está livre do cigarro há dez anos e não vê possibilidade de ter recaídas. “A luta não é fácil, mas se a pessoa quiser é possível e recompensador”, afirma.
Entretanto, nem todos conseguem ter o mesmo sucesso no propósito de livrar-se dos malefícios do tabaco: de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o fumígero mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.
Para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar, a Organização Mundial da Saúde elegeu o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco e o Ministério da Saúde disponibilizou cartilha com informações detalhadas sobre como deixar o vício.
Abaixo, você pode acessar o link da cartilha para download gratuito:
Associado CEAL pode participar de programa da UNIMED
Associados ao CEAL que fazem uso do convênio com a UNIMED Londrina também podem participar do Programa Livre do Tabaco: o trabalho é coordenado por uma equipe multidisciplinar composta de psicólogo, enfermeiro, nutricionista e assistente social.
Os encontros acontecem semanalmente durante os três primeiros meses e depois são realizados acompanhamentos mensais nos nove meses seguintes. Cada reunião tem duração de aproximadamente uma hora e meia. Para mais informações, acesse: http://www.unimedlondrina.com.br/cliente/programa-tratamento-tabagismo/