CEAL
CEAL
 
12/09/2024

6ª edição da Construtech Week aborda uso da IA e a Industrialização dos processos na Construção Civil

Evento gratuito é o maior de inovação no setor do Paraná; além dos painéis, rodada de negócios, batalha de startups e uma maratona de ideias estão na programação

 

A construção civil passa por transformações nos processos construtivos com a inserção da inteligência artificial (IA) e métodos cada vez mais industrializados. Discutir os temas e os usos dessas tecnologias no setor é a preocupação da CW24 (Construtech Week 2024), que ocorre nos dias 24 e 25 de setembro com programação dinâmica e multidisciplinar. A 6ª edição do evento ocorrerá no Aurora Shopping, com inscrições gratuitas. As informações estão no endereço: https://construtechweek.com.br/

 

O evento, com abertura marcada para o dia 24 de setembro às 9h, tem a missão de debater a inovação, principalmente como solucionadora de dores atuais da cadeia do mercado imobiliário e indústria da construção, tornando assim o setor mais produtivo e sustentável.  

 

“A tendência atual, seja pela especialização ou escassez da mão de obra, é que o setor busque soluções ligadas à industrialização dos processos, o que passa pela inovação tecnológica. Não é um debate de uma realidade distante ou altamente futurista. Na Construtech, estamos trazendo conteúdos de como buscar no mercado uma construção mais sistêmica e mais produtiva”, explica a presidente do Sinduscon Paraná Norte, Celia Catussi. 

 

Na programação voltada para empresários, startups, profissionais e acadêmicos será possível encontrar palestras que discutem a influência da IA nos projetos, na mão de obra e nas organizações. Os efeitos da introdução da inteligência artificial na cadeia já são sentidos pelo mercado imobiliário, como avalia o presidente da ICON (Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região), Julio Fila. 

“Construtoras, escritórios de projetos, prestadores de serviço, fornecedores de materiais e componentes, além do próprio mercado imobiliário, todos estão sentindo os efeitos e oportunidades geradas pela introdução da IA. A programação da CW24 mostra, de forma bem dinâmica, esta integração capilarizada da IA e as transformações que ela está promovendo”. 

Ao longo dos dois dias, cerca de 30 palestrantes participam dos debates, painéis e talk shows que ocorrem de forma simultânea em dois espaços: Palco Principal e Arena, ambiente disruptivo e voltado para ações de inovação e conexões. Além dos temas condutores, uma série de tendências de mercado terá espaço na CW24, como destaca o presidente do Ceal, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Brazil Versoza. 

“As expectativas incluem, ainda, dentro do Palco Principal e da Arena, a apresentação de cases práticos, startups disruptivas e soluções que promovam a sustentabilidade e a digitalização de processos. Ferramentas de simulação e modelagem 3D, como o BIM, junto a novas metodologias de construção modular e automatizada, também são aguardadas, promovendo uma revolução no modo de construir”, salienta Versoza.

Ciclo de Palestras do CEAL

 

No Palco Principal da Construtech teremos uma noite dedicada ao tema Inteligência Artificial, com as palestras de Alexandre Del Rey, falando da revolução da IA, Thiago Zampieri abordará como CHAT GPT pode alavancar seus negócios e Silvana Kumura do HUB de Inteligência Artificial falando trabalhos que vem sendo desenvolvidos para o setor.

O segundo dia o Ciclo de Palestras do CEAL começará a tarde trazendo Cases de IA e Industrialização da Construção. Teremos Alexandre Kuroda e Thomas Takeuchi falando do Uso da IA no estudo de viabilidade de empreendimentos, Francisco Simeão contando um pouco da fantástica fábrica de Edifícios que em breve entrará em operação em Cascavel parta construção do Ecoparque e Nelson Zanocelo discorrendo sobre o Sistema Nextera de Fachadas

 

Rodada de Negócios, Ideathon, expositores e batalha de startups completam maior evento do setor

A 6ª edição da CW24 se consolida como o maior evento do Paraná para discutir a inovação no setor. O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, destaca que a construção civil é um dos segmentos mais fortes da economia de Londrina e que possui uma organização, dentro do ecossistema de inovação, muito estruturada, formada pelo ConstruHub, Sinduscon PR Norte, Ceal, Senai e Sebrae/PR. Entidades que atuam em parceria com a governança local, a Icon. 

 

“Londrina é um polo da construção civil, concentra grandes construtoras que são referências no cenário nacional. A cidade também se destaca pelos profissionais qualificados em BIM [Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção], ou seja, possui muitos ativos dentro do segmento. Nosso papel é trabalhar para desenvolver ainda mais o setor, com foco na produtividade, competitividade e inovação”, afirma.

 

Com o objetivo de fomentar compradores e fornecedores, a Rodada de Negócios, que tradicionalmente gera cifras milionárias no evento, está inclusa na programação do primeiro dia (24). Além disso, mais de 40 expositores entre empresas e startups estarão presentes no evento. 

 

Competições dão dinamismo à programação com a batalha de startups do Construhub do Sinduscon Paraná Norte, que disputam em apresentações de pitches, e, a maratona de ideias, o Ideathon, que reúne estudantes acadêmicos em uma competição que ocorre ao longo de todo o evento. 

 

A Construtech Week 2024 é uma realização da Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e Sebrae/PR.












 

© Copyright 2024 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.