O engenheiro civil Edson Nishioka, coordenador da Câmara Técnica de Hidráulica, salienta que a participação de todos na reunião é essencial para fortalecimento da categoria."Juntos buscaremos as reais melhorias para o setor", salienta ele
No próximo dia 08/09 (segunda-feira), às 18h30m, acontecerá no CEAL uma importante reunião para discutir a Normativa do Corpo de Bombeiros sobre as estações de carregamento de veículos elétricos.
O coordenador da Câmara Técnica de Hidráulica, engenheiro civil Edson Nishioka, salienta que o tema está sendo discutido há meses na Câmara. “Esse assunto tem gerado preocupação quanto à robustez dos sistemas de prevenção que estão sendo propostos para edificações que recebem este tipo de instalação”, ressalta ele.
Edson Nishioka salienta que tem consciência que momentos de transição tecnológica e atualização normativa exigem união e posicionamento técnico da classe. “É fundamental que as decisões que chegam às normas sejam debatidas com coerência, garantindo sempre a segurança sem perder de vista a viabilidade técnica e construtiva”.
A participação de todos os profissionais da construção civil, em especial os especialistas em prevenção contra incêndio, são fundamentais nessa reunião. Durante o encontro, os profissionais vão debater os pontos importantes e também irão estruturar as contribuições para o debate sobre a implantação de carregadores elétricos.
Pautas da Reunião:
Discussão sobre a Diretriz Nacional da LIGABOM referente a ocupações destinadas a garagens e locais com sistemas de alimentação de veículos elétricos.
Análise dos critérios apresentados na Portaria nº CCB-001/800/2024 – Estado de SP, objeto de consulta pública sobre ocupações com estações de recarga para veículos elétricos.
Observação: O debate será voltado exclusivamente à Diretriz Nacional, com especial atenção especial à consulta pública de São Paulo, visto que ela serve de referência para futuras atualizações em outros estados.
Data: 08/09/2025
Horário: Início às 18h30 | Deliberações a partir das 19h00 (independentemente do número de participantes).