A Campanha Setembro Amarelo, que é realizada pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) em conjunto com o CFM (Conselho Federal de Medicina) desde 2014, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir casos de suicídio.
O mês foi escolhido pelas associações devido ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro. Neste ano, o lema da campanha é "A vida é a melhor escolha" e, com isso, diversas ações têm sido desenvolvidas ao redor de todo o País.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os casos de suicídio têm apresentado queda a nível global. Contudo, as Américas se encontram na contramão desta tendência, uma vez que os índices não param de crescer.
Os dados mostram que, entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta principal causa de morte. O fenômeno é considerado um problema de saúde pública e, por isso, merece atenção.
De acordo com a Campanha, a maioria dos casos de suicídio é evitável, ou seja, é possível prevenir - e este é o principal foco das ações.
Quer saber mais sobre o Setembro Amarelo e sobre como você pode contribuir com a prevenção ao suicídio? Basta acessar o site www.setembroamarelo.com
O CEAL apoia a Campanha e ressalta que os cuidados com a saúde mental devem ser uma preocupação de todos. Cuide-se!