CEAL
CEAL
 
12/03/2025

CEAL avança na inovação e na pesquisa aplicada

 

Na foto,  O conselheiro do CEAL, engenheiro eletricista Claudio Dantas, o engenheiro civil  Ricardo Rocha, Assessor da  Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná ,  Cristiane Cordeiro, assessora de relações institucionais e Inovação da Fundação Araucária, o presidente do CEAL, engenheiro eletricista Marcos Dantas, e o diplomata Nuno Remane, arquiteto e urbanista moçambiquenho, Director Executivo - DiMSUR

 

O presidente do CEAL, engenheiro eletricista Marcos Dantas e o conselheiro, engenheiro eletricista Claudio Dantas, estão em Curitiba,participando da 3ª Semana do NAPIs (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação da Fundação Araucária), que acontece na FIEP- Campus da Industria.  O evento é voltado à ciência, tecnologia e inovação do Paraná.

O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico ao integrar o ecossistema de ciência e pesquisa da cidade, buscando atualização tecnológica e aprimoramento na área de inovação. O CEAL participa ativamente da criação do NAPI da Construção Civil e ITEA - Instituto de Tecnologia em Engenharia e Arquitetura, esses novos ambientes serão de pesquisas, capacitação profissional e aplicação de novas tecnologias, tornando-se referências no setor. Com essa iniciativa, o CEAL fortalece seu papel como agente transformador e contribui para o avanço do conhecimento técnico e científico em Londrina.

Estão participando da 3ª Semana do NAPIs mais de 200 pesquisadores e representantes do Governo do Estado. O evento é realizado presencialmente e online, e conta com debates relacionados aos grandes temas: Transformação Digital, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Negócios, Biotecnologia e Saúde, Energias Renováveis, Cidades Inteligentes e Sociedade, Educação e Economia.

Desde 2019, a Fundação Araucária (FA) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) passou a incorporar a construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação e, atualmente, já são mais de 30 NAPIs implantados ou em construção no Paraná. 

Ao contextualizar a estratégia NAPI, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, explicou os novos arranjos seguem diretrizes estabelecidas pelo Plano do Governo do Paraná 2019-2022 que englobam a promoção do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) enquanto ativo da sociedade capaz de impulsionar o desenvolvimento integral do Estado.

© Copyright 2025 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.