CEAL
CEAL
 
07/02/2017

Ceal e Sinduscon promovem curso sobre Sistema Drywall e plataforma BIM

Nesta última quinta-feira (2), no auditório do Shopping Aurora, o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Sindicato da Industria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon-norte PR), e NGI consultoria e desenvolvimento, tiveram a honra de ministrar mais um curso com o tema “Sistema Drywall para paredes internas e forros”, o evento fez parte do programa “Atualizações tecnológicas e gestão de obras/edificações”, que contou com a participação de quatro palestrantes que abordaram assuntos pertinentes a construção civil e suas atribuições para o melhor desenvolvimento das obras.

Douglas C. Meirelles, Carlos Gabriel Caruy, Rita de Cássia Ferreira, Brazil Alvim Versoza e Gustavo Campos

Com o tema voltado ao sistema Drywall a noite se tornou muito interessante e construtiva para todos, assim como a abordagem do desempenho, projeto de produção com o emprego de BIM (Building Information Model) que significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção, melhorando ainda mais a execução de obras e o impacto sobre a produtividade e os custos.

O evento foi aberto pela organizadora do curso a Engenheira Civil Maria Angélica Covelo Silva, que fez uma breve introdução de tudo que os participantes desfrutariam na noite.

O primeiro palestrante o Engenheiro, Mestre em engenharia e gerente técnico, produtos e desenvolvimento da Placo Saint-Gobain Carlos Gabriel Caruy, apresentou a Placo e ressaltou que “o grande desafio é aumentar a participação do Drywall na construção civil”, pois este sistema trás inúmeros benefícios, não somente como a maneira de se construir, mas também por ser um produto sustentável.

E enumerou alguns benefícios do sistema Drywall como: é 6x mais leve, tem um aumento na área útil da construção em até 4%, tem alta produtividade, sendo um produto sustentável é também reciclável e proporciona uma economia no revestimento final da obra.

Em seguida o também Coordenador de departamento técnico da Placo Saint-Gobain Douglas Meirelles, ressaltou a durabilidade e força do Drywall, mostrando que as placas são resistentes e aguentam objetos pesados quando utilizadas da maneira correta. 

A especialista em BIM, Arquiteta e Urbanista Rita de Cássia Ferreira trouxe informações valiosas de como os engenheiros e arquitetos devem trabalhar com o BIM, e demonstrou em uma breve introdução todos os benefícios que se podem alcançar utilizando essa nova ferramenta.

Rita de Cássia Ferreira e Brazil Alvim Versoza

A arquiteta ressalta que “É preciso fazer uma obra integrada, uma analise nas dependências, sendo assim pensar no projeto como um todo”. O sistema BIM, proporciona aos profissionais maior interação com a obra e seus diversos planos de construção, pois garantem de maneira organizada o desenvolvimento de todas as etapas dentro de um cronograma efetivo e muito bem pensado. Rita lembra também que “Todos temos que garantir um planeta sustentável”, o sistema permite que haja menos desperdiço de materiais e diminui o custo final da obra.

A especialista resume o sistema como “o BIM é uma representação digital das funções e ferramentas de uma edificação”.

E para finalizar o presidente da Diviplus, Gustavo Campos que está no mercado a mais de dez anos trabalhando e instalando o Drywall, seguiu o curso com orientações aos usuários finais e equipes de vendas dos empreendimentos que empregam o sistema.

Este foi mais um dos diversos cursos que o Ceal, traz para Londrina e região. A nova agenda de palestras, cursos e workshops será lançada ainda este mês, fique atento e programe-se. 

Ceal e Sinduscon promovem curso sobre Sistema Drywall e plataforma BIM


Redação/Fotos: David Camargo  

Copyright © 2016 Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – Todos os direitos reservados.


Redação/Fotos - David Camargo

Copyright © 2016 Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – Todos os direitos reservados.

© Copyright 2024 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.