O projeto CEAL Jovem foi lançado nesta segunda-feira (31/03) no auditório do CEAL/SINDUSCON em reunião com os coordenadores dos cursos de engenharia e arquitetura das universidades e faculdades de Londrina.
"A nossa entidade está de braços abertos para auxiliar essa nova geração que esta precisando de ajuda para se inserir ao mercado de trabalho”, salientou o presidente do CEAL, o engenheiro Marcos Dantas
CEAL Jovem é um projeto pioneiro que o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina desenvolveu para acolher os recém-formados das áreas das Engenharias e da Arquitetura. O objetivo é atrair esses novos profissionais e acadêmicos, sem experiência no mercado, para ouvi-los e entender as suas necessidades e proporcionar uma troca de experiência com profissionais de destaque no mercado de trabalho, além de promover cursos, palestras, e favorecer o contato com as entidades e empresas.
É importante salientar que no primeiro ano de formado esse novo profissional, assim como os acadêmicos, não pagam anuidade para participar do CEAL.
O presidente do CEAL, engenheiro eletricista Marcos Dantas, relembra que o Projeto nasceu de uma conversa com a professora universitária, engenheira civil Carolina Alvim. “Temos a convicção que o CEAL Jovem será um diferencial para os novos profissionais das engenharias e arquitetura. A nossa entidade está de braços abertos para auxiliar essa nova geração que esta precisando de ajuda para se inserir ao mercado de trabalho”.
“O acolhimento aos recém-formados e também aos acadêmicos das Engenharias e da Arquitetura é a nossa principal missão", explica Carolina Alvim, coordenadora do CEAL Jovem
Segundo a coordenadora do Projeto, a engenheira civil, membro da Comissão de Ética do Ceal e professora universitária Carolina Alvim, o CEAL Jovem é um Projeto em Construção que será formatado junto com seus principais públicos. “O acolhimento aos recém-formados e também aos acadêmicos das Engenharias e da Arquitetura é a nossa principal missão. Essas pessoas estão vivendo um momento de transição em suas vidas, passando de estudante para carreira profissional. Temos a consciência dos desafios e das dúvidas que elas possuem. E ao memos tempo o CEAL está investindo em seu futuro, pois serão profissionais que terão maior entendimento da importância da entidade que os representa”, salienta Carolina Alvim.
O CEAL Jovem possui uma identidade visual moderna, colorida e muito bonita, com logomarca específica, para que esse público se identifique e se sinta representado. Também estamos demonstrando a importância que o jovem tem para a entidade”, salienta Carolina Alvim.
A embaixadora do CEAL Jovem
A engenheira Civil Tereza Pontara ( foto acima), 26 anos, é a embaixadora do CEAL Jovem. Seu papel o neste Projeto é fundamental, pois ela personifica a imagem de uma geração.
Profissional atuante e muito dinâmica, a engenheira civil Tereza Pontara entende muito bem as dificuldades e desafios que os jovens egressos das Universidades enfrentam. Ela vai contribuir com sua experiência para atrair a atenção dos recém-formados e estudantes para o Projeto.
“Hoje, a nossa formação acadêmica não nos prepara completamente para atuar no mercado de trabalho. Quando iniciamos a nossa jornada, passamos por várias dificuldades, que são sanadas através dos anos, com a maturidade que vamos adquirindo e, por consequência, às experiências que vamos acumulando em nosso currículo. Posso dizer, que foi de extrema importância na minha trajetória, conciliar à minha formação, o estágio desde o primeiro ano de faculdade. Com toda certeza, a profissional que eu me tornei é consequência do meu início muito cedo no mercado de trabalho. Em 2018 fiz parte do departamento de orçamento em uma construtora e em seguida, em 2019, já entrei na A.Yoshii - construtora e incorporadora, referência em edifícios verticais de alto padrão em Londrina, onde atuo no departamento de Engenharia no gerenciamento de obras há 6 anos”, conta a engenheira Tereza Pontara.
A opinião dos coordenadores dos cursos
Alguns dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Engenharias das diversas Universidades de Londrina
“Achei o projeto CEAL Jovem muito interessante. Já vamos começar a divulgá-lo para os nossos alunos”.
André Campos de Moura, vice-coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia Civil da UEL
“Achei muito interessante valorizar o protagonismo de nossos jovens. É um trabalho primoroso do CEAL”
Lucy Ana Staut - Coordenadora do Curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo.
“Curti muito o CEAL Jovem, o seu planejamento objetivo de intermediar essa transição da vida acadêmica para a vida profissional. Fundamental o apoio que o CEAL está dando para os formandos e também para os alunos que ainda estão cursando a universidade”.
Raquel Salla Morato Leite – coordenadora do curso de arquitetura Da UNIFIL.