CEAL
CEAL
 
10/04/2023

CEAL participa do lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024

 

O presidente do CEAL Brazil Versoza esteve nesta manhã na ExpoLondrina , onde aconteceu o Encontro Estadual de Cafeicultores, e a sessão de encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2023, e o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024. O CEAL é um dos patrocinadores deste importante Concurso.

O evento contou com a participação de 300 produtores de café, técnicos e pesquisadores. Participaram do evento diversas autoridades, dentre elas, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do PR, Norberto Anacleto Ortigara, o presidente do CREA-PR Clodomir Ascari, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre, o representante da  OCEPAR, Walter Ferreira Lima, dentre outras.

O presidente Brazil Versoza ressaltou a importância deste Concurso que estimula a qualidade do café no estado do Paraná e parabenizou todos os envolvidos neste importante projeto.

Café Qualidade Paraná – Os patrocinadores do concurso Café Qualidade Paraná receberam os lotes vencedores da edição de 2023. Na categoria natural, a campeã foi a cafeicultora Simone Schauer Maia, de Pinhalão. Regiane Miguel da Silva, de Curiúva, ficou em segundo lugar, e Juliane Aparecida Nunes da Luz, também de Pinhalão, em terceiro. Na categoria cereja descascado o vencedor foi Julio César Barros, de São Jerônimo da Serra, seguido por Juliane Aparecida Nunes da Luz, de Pinhalão, e Gabriel Augusto Soares, de São Jerônimo da Serra.

O cultivo de café ocupa cerca de 30 mil hectares no Paraná, que geram uma produção em torno de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios e, em mais de 50 deles, é uma das principais atividades econômicas. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são da agricultura familiar, e muitas trabalham com cafés especiais, vendidos a todo o mundo.

“Queremos estimular o aumento dessa área em mais 20 ou 30 mil hectares, sempre procurando lavouras bem conduzidas e a melhor qualidade nos atributos da bebida. Esses dois eventos, o encontro e o concurso, caminham nessa direção”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

© Copyright 2024 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.