A 10° edição do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, teve novamente a presença da Comitiva Oficial Brasileira entre os dias 15 e 19 de novembro. A comitiva de 65 representantes contou com a presença de empresários, educadores, gestores públicos e especialistas de todas as regiões do Brasil. Segundo o engenheiro Brazil Versoza que representou o CEAL na comitiva, o networking interno foi um dos pontos altos do evento.
Nomes como o Superintendente de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel; General Eduardo Castanheira Garrido, Presidente do Parque Tecnológico de Itaipu; prefeitos da Foz do Rio Itajaí Açu, em Santa Catarina; vice-prefeito de Florianópolis , Topázio Silveira Neto, o secretário de Ciência, tecnologia e Inovação, Eng. Gilles Balbinoti e o secretário de planejamento Urbano Arquiteto Gilmar Tumelero, ambos de Pato Branco, vereadores de Curitiba como Pier Petruziello, e Professor Euler; além do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O Engenheiro Eletricista Brazil Alvim Versoza, além de representar a cidade de Londrina através do CEAL, como Conselheiro Titular membro da diretoria do CREA-PR representou também este conselho em Barcelona.
Brazil Versoza, falando sobre o tema “Cidades Inteligentes”, ressaltou que a grande preocupação das empresas e atores envolvidos no tema Cidades Inteligentes, é utilizar a tecnologia na busca das informações do dia a dia de uma cidade e com essas informações, canalizar esforços dentro das reais necessidades e dores das cidades com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Versoza frisou que a cidade inteligente é aquela que cuida e busca os melhores caminhos e benefícios para todos os cidadãos.
Segundo o Secretário de Inovação do Governo do Estado do Paraná e ex-prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel, “é muito importante a presença de Londrina através do CEAL e do Crea-PR, pois estamos aqui, acompanhando as novas tendências em todas as áreas, de mobilidade, construção, eficiência energética, melhoria do meio-ambiente através de novas tecnologias. Essas tecnologias estão diretamente ligadas as profissões das engenharias e agronomia. Experienciar este evento em Barcelona nos ajudará a planejar nossas ações nas cidades brasileiras.
O evento contou com lideranças de todo Paraná, e o vereador de Curitiba Píer Petruzziello, ressaltou que acessibilidade é uma pauta muita tratada no evento, além do funcionamento do transporte público por aplicativos nas cidades inteligentes.
O vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel apresentou a cidade no evento em um momento muito importante, trazendo para o mundo que a capital do paraná faz parte das cidades inteligentes, ressaltando a metrópole como “Cidade Ecológica”, pois conta com 33 parques e em 2020, já plantou mais de 100 mil árvores, sendo a capital mais sustentável do Brasil e da América Latina.
Pimentel, agradeceu a participação no evento e lembrou que neste momento são discutidas e apresentadas soluções de cidades inteligentes, tendo a oportunidade de pensar como resolver e melhorar a qualidade de vida do cidadão. E ainda fez um convite muito especial, nos dias 24 e 25 de março de 2022, no parque Barigui em Curitiba, a cidade vai sediar uma das etapas da Smart City Expo, pela terceira vez, lembrando sempre que o Crea-PR é parceiro na administração e construção das cidades com seus valores e trabalho social.
A comitiva teve grandes experiências, além de visitar os estandes, participar das palestras e apresentações das Cidades Inteligentes, fizeram visitas as empresas Cisco, Indra, ao bairro 22@, a instituições La Salle Technova, Barcelona Activia, Media-TIC . Conheceram também as empresas ligadas ao transporte de pessoas TMB e RACC, a usina de tratamento de resíduos da Tersa. Puderam também experimentar na prática o uso de ônibus urbanos 100% elétricos, nas ruas de Barcelona.
Sobre o evento, Brazil Versoza finaliza: “O evento foi realmente inspirador. Temos as ferramentas tecnológicas para serem utilizadas ao nosso favor. A informação é sem dúvida o maior ativo que temos na atualidade. Termos tecnologia que entregam as informações em tempo real e podendo tomar decisões rapidamente baseadas nelas, além de otimizar nossos recursos, sem dúvidas melhoram a vida das pessoas que moram nas cidades. ”
A comitiva visitou algumas empresas que trabalham com inovação e tecnologia, veja a lista:
Smart City Expo World Congress existe para capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo. Através da promoção da inovação social, o estabelecimento de parcerias e a identificação de oportunidades de negócios, o evento é dedicado a criar um futuro melhor para as cidades e seus cidadãos em todo o mundo. Desde 2011, Smart City Expo World Congress (SCEWC) tem sido um evento imperdível que combina as mais recentes soluções e tecnologias, além de conferências inspiradoras para melhorar a vida nas cidades.
22@Barcelona
O projeto do Distrito de Inovação 22@Barcelona transformou 200 hectares de área industrial de Poblenou em um distrito inovador que oferece espaços modernos para a concentração estratégica de atividades baseadas no conhecimento. Esta iniciativa é também um projeto de renovação urbana, renovação de infraestruturas e um novo modelo de cidade que responde aos desafios colocados pela sociedade do futuro.
É o projeto mais importante de transformação urbana da cidade de Barcelona nos últimos anos e um dos mais ambiciosos da Europa dessas características, com grande potencial imobiliário e um investimento público de 180 milhões de euros no plano de infraestrutura.
Media-TIC
O Media-TIC cobre uma área de 14.000 m2 com espaços para empresas, pesquisa e treinamento, e prioriza a intercomunicação espacial, a inter-relação com o Distrito de Inovação 22@Barcelona, do qual faz parte, e o desenvolvimento de sinergias adequadas aos clusters.
Indra
Indra é uma empresa multinacional espanhola que oferece serviços de consultoria em transporte, defesa, energia, telecomunicações, serviços financeiros, bem como serviços para o setor público. A Indra proporciona uma oferta abrangente para Smart Cities, de serviços aos cidadãos a tecnologias avançadas baseadas em big data, segurança cibernética e outras iniciativas para Smart Cities.
Barcelona Activa
Barcelona Activa é a organização responsável por promover a política econômica e o desenvolvimento local, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, o desenvolvimento de empregos, a promoção do empreendedorismo e o apoio as empresas na perspectiva da economia plural. O objetivo da Barcelona Activa é impulsionar a atividade econômica da cidade, promovendo o empoderamento dos cidadãos e o reequilíbrio entre territórios para alcançar um modelo justo de desenvolvimento econômico na perspectiva da economia social e solidária.
TERSA
O Grupo TERSA, formado pelas empresas TERSA, SEMESA e SIRESA e com mais de 35 anos de história, é uma empresa pública de serviços ambientais relacionados à economia circular, recuperação de resíduos, geração e comercialização de energias renováveis, e promoção do compromisso do cidadão com a sustentabilidade. Mais de 300 profissionais fazem parte do Grupo TERSA, unidos pelo compromisso com a sustentabilidade, inovação e transparência.
3D Factory
A incubadora de empresas de alta tecnologia é um projeto liderado pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona e Fundação LEITAT. Seu objetivo é promover a adoção de tecnologias de impressão 3D através da criação de um espaço para incubação de PMEs e micro-PMEs relacionadas a essas tecnologias. A Incubadora 3D Factory de alta tecnologia é co-financiada em 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O espaço está localizado na sede do Consórcio da Zona Franca de Barcelona com uma área total de 600 m2. A área de incubação inclui zonas de trabalho, escritórios, laboratórios, áreas de treinamento e salas de reuniões.
Website: https://www.incubator3d.org/
DFactory Barcelona
DFactory Barcelona é uma iniciativa liderada pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona com Leitat como parceiro tecnológico. Tem como objetivo promover e desenvolver a Indústria 4.0, potencializando um ecossistema de atração de talentos, tecnologia e investimento num espaço único.
Website: https://www.dfactorybcn.org/
TMB
A Transports Metropolitans de Barcelona TMB oferece serviços de ônibus urbano e metrô na Área Metropolitana de Barcelona. Em 2019, o TMB realizou mais de 627 milhões de viagens e empregou mais de 7.800 profissionais. A rede de ônibus tem 102 rotas que cobrem uma distância total de 835 quilômetros. TMB usa mais de 1100 veículos para atender a área afim. Nas instalações da Triangle Ferroviari Bus, a TMB possui uma oficina de ônibus, depósito e o “Centro de Controle”, onde todo o serviço de ônibus é gerenciado em tempo real. Instalações para carregamento de veículos elétricos durante a noite também estão localizados neste local.
Website: https://www.tmb.cat/es/home
RACC
O Real Automóvel Clube de Catalunya RACC é um clube de motoristas catalães com quase 1.000.000 de membros, tornando-se o maior da Espanha e uma organização de referência internacional no domínio da mobilidade. RACC oferece todos os tipos de serviços aos seus membros (seguros, assistência rodoviária, autoescolas, agência de viagens e compra de veículos) e atua como entidade esportiva, organizando competições de automobilismo. A entidade também desenvolve intensa atividade em prol da segurança viária por meio da Fundação RACC, que é responsável pela preservação do patrimônio histórico e cultural do automobilismo na Catalunha. Em 2020, RACC tinha 126 pontos de atendimento presencial em toda a Espanha e empregavam mais de 1.400 pessoas.
Website: https://www.racc.es/