Nesta segunda-feira (31/03), o auditório do CEAL/SINDUSCON reuniu as lideranças do Crea- PR, que participaram da reunião da Governança Cooperativa Regional, discutindo as estratégias para fortalecer a atuação dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências.
O evento reuniu o Colégio de Entidades Regionais (CDER) e do Colégio de Inspetores (CDIN). Dentre os temas debatidos estão: a aquisição da nova sede do Crea-PR; a participação na Expolondrina 2025, Cidades inteligentes e novas iniciativa do Programa Mais Engenharia.
O engenheiro civil, Decarlos Manfrin (foto), diretor administrativo do Crea-PR representou o presidente, engenheiro agrônomo Clodomir. DeCarlos deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da aquisição da nova sede. “Venho aqui representar o Presidente para dizer que tem muito mais por vir”, afirmou, ressaltando os planos da gestão do Eng. Agr. Clodomir Ascari. “Somos referência nacional e continuaremos sendo, não apenas na fiscalização, mas também nas nossas competências”, finalizou.
Fortalecimento das entidades de classe
Na sequência, o Coordenador Adjunto do CDER e Presidente da APLA, Eng. Seg. Trab. Fernando Ribeiro dos Santos, reforçou a importância do fortalecimento das entidades de classe, mencionando iniciativas voltadas à capacitação e à integração dos profissionais.
O Eng. Prod. Claudemir Prattes apresentou a programação do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC) e detalhou a participação do Crea-PR na ExpoLondrina, de 4 a 13 de abril. Ele também esclareceu questões sobre o Edital de Chamamento Público, o Edital de Patrocínios e a Política de Estandes, incentivando as entidades a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Conselho.
Londrina se destaca como a regional que mais utiliza recursos do Crea-PR para fortalecimento institucional. Entre as entidades que mais captam investimentos para projetos voltados à categoria estão o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e a Associação dos Profissionais de Londrina e Região (APLA).
Outro tema abordado foi o conceito de Cidades Inteligentes, com destaque para a nomeação de Curitiba e Assaí entre as cidades mais inovadoras do mundo. O Eng. Claudemir Prattes anunciou a criação de um Comitê Temático sobre o tema e esclareceu dúvidas sobre o Programa Mais Engenharia.
Parceria com as entidades regionais
O presidente do CEAL, engenheiro eletricista Marcos Dantas, recepcionou os participantes e enfatizou a importância da parceria entre o Crea-PR e as entidades regionais de Londrina.
O Gerente Regional, Eng. Eletric. Edgar Tsuzuki, esclareceu dúvidas sobre o Congresso Estadual de Profissionais, destacando a reunião do Colégio de Representantes (CRP) que ocorrerá em 21 de maio. Ele reforçou que as propostas podem ser cadastradas até 20 de maio na regional.
Papel estratégico dos inspetores
A Gerente do DEFIS, Eng. Ambiental. Mariana Maranhão, destacou que Londrina possui seis inspetorias, reforçando a relevância da regional para as ações do Crea-PR. Ela também detalhou o funcionamento do Colégio de Inspetores, enfatizando o papel estratégico dos inspetores na fiscalização e na aproximação com os profissionais.
Outro ponto de pauta foi o planejamento estratégico para 2025, com a apresentação dos principais resultados alcançados em 2024 e das diretrizes para os próximos meses.
Para aprimorar a comunicação e a integração entre os inspetores, foi anunciada a reformulação do grupo de WhatsApp do CDIN. A iniciativa visa tornar a troca de informações mais ágil e eficiente, criando um espaço dinâmico para alinhamentos estratégicos e discussões sobre a fiscalização profissional.