CEAL
CEAL
 
14/10/2021

CEAL tem projetos de cursos e eventos aprovados pelo Crea-PR

O CEAL participou do Edital de Chamamento Público 05/2019, e participa de quatro termos de fomento, beneficiando profissionais nos cursos, palestras e eventos que serão desenvolvidos pela entidade. O Edital selecionou propostas para concessão de apoio financeiro, através de Termo de Fomento, para execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Creas. 

TERMO DE FOMENTO/COLABORAÇÃO N° 2020/6-000050-1

TERMO DE FOMENTO/COLABORAÇÃO N° 2020/6-000051-2 

TERMO DE FOMENTO/COLABORAÇÃO N° 2020/6-000052-3

TERMO DE FOMENTO/COLABORAÇÃO N° 2020/6-000053-4

Saiba mais: http://ceal.londrina.br/publicacoes

Os projetos desenvolvidos pelo CEAL “1° Ciclo de Cursos Técnicos da Engenharia e 2° Ciclo de Cursos Técnicos da Engenharia” foram selecionados pela Comissão de Seleção do CREA-PR, e têm como objetivo o aperfeiçoamento técnico e cultural e apoio à fiscalização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; divulgação da legislação e do Código de Ética Profissional; e conscientização sobre a importância de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e Acervo Técnico. 

Termos de Fomento são utilizados como um auxílio disponibilizado pelo Conselho paranaense através de um apoio financeiro para as Entidades de Classe que realizam os projetos de revistas técnicas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, entre outros.

Segundo o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, o CEAL tem sido um dos maiores parceiros do Crea-PR no estado, desde 2017 já foram realizadas 20 parcerias, que juntas resultaram em cerca de 60 atividades entre cursos, palestras, revistas técnicas e eventos técnicos. Somando mais de 500 mil reais repassados pelo Crea-Pr, através de editais de chamamento público, que já beneficiaram mais de 5 mil profissionais vinculados ao Sistema Confea Crea.  

Prattes ressalta que “os números expressivos trazem benefícios diretos aos profissionais registrados, nestas parcerias o CEAL tem se tornado um braço forte do Crea-Pr na região norte do estado, no quesito de qualificação e aprimoramento das atividades de engenharia, agronomia e geociências”. Sempre corroborando com a orientação e capacitação dos profissionais quanto a atuação do Conselho, no que compete a registro profissional, registro de empresas, atribuições profissionais e novas tecnologias aplicadas às atividades profissionais.

Claudemir diz ainda que, o “Crea-PR e o CEAL estabelecem uma parceria forte com resultados expressivos em nosso estado, sendo assim, uma referência para todo o país."  

Segundo o Engenheiro Civil e presidente do CEAL, Carlos José Marques da Costa Branco, o CREA-PR é um dos parceiros de extrema importância, pois permite que o CEAL continue oferecendo seus cursos, oportunidades de reciclagem e melhoria aos associados, mesmo em meio a pandemia. Costa Branco ainda ressalta, que este momento está pedindo uma nova remodelagem nas atividades e ações e o CREA-PR, mostra a cada dia que está atendo e presente nas necessidades do Clube. 

Profissionais beneficiados

Desde a publicação do primeiro Edital de Chamamento em 2017 o número de projetos inscritos e aprovados a cada ano tem sido crescente. Foram 60 no primeiro ano, 76 em 2018, 82 no ano de 2019. Neste ano atípico de 2020, apesar da situação imposta pela pandemia, foram 34 aprovados na primeira etapa do Edital 05/2019, mais os 15 desta segunda etapa.

Até o último Edital com projetos executados, foram 218 projetos desenvolvidos por 47 entidades de classe diferentes, atingindo um total de aproximadamente 50 mil profissionais, com um investimento do Crea-PR no valor de R$ 5,6 milhões em quatro anos.

Veja como funciona as etapas dos termos de fomento.  

Com a publicação do Edital de Chamamento fica aberto o prazo para inscrição dos projetos pelas Entidades de Classe. Após inscritos, os projetos passam pela Comissão de Seleção, que avalia o mérito, a habilitação dos documentos, verifica se está em conformidade com o Edital e a legislação vigente. Alguns aspectos analisados são o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Crea-PR; objetividade, valores, prazos e exequibilidade das metas propostas no plano de trabalho; número de profissionais atingidos pelo projeto; certificação obtida junto ao último ciclo do PCQ – Prêmio Crea-PR da Qualidade; número de associados das entidades de classe; entre outros.

Aprovados os projetos, vem a fase de assinatura dos Termos, seguida da execução dos projetos, com o acompanhamento dos gestores de contratos. Realizadas todas as ações do projeto, é feita a prestação de contas, que passa pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, depois pela Comissão de Orçamento e Tomada de Contas e aprovada no Plenário do Crea-PR pelos conselheiros. Assim, a entidade está apta, neste quesito, para a inscrição de novos projetos.


 

Assessoria de imprensa CEAL e informações CREA-PR - www.crea-pr.org.br

 
© Copyright 2024 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.