O evento realizado nesta terça e quarta-feira (24 e 25/09), na área de eventos do Shopping Aurora, apresentou uma agenda especial com temas importantes para o setor.
A construção civil passa por transformações nos processos construtivos com a inserção da Inteligência Artificial (IA) e métodos cada vez mais industrializados.
O presidente do CEAL, ressalta a importância do CW24 e dos temas apresentados no Ciclo de Palestras. “ A Inteligência Artificial é uma realidade que está à nossa disposição. Ela não realiza nada sozinha. Depende do nosso conhecimento técnico e a confiabilidade das informações que apresentamos, ou seja, a IA vem para aumentar nossa produtividade e de forma alguma substituir o profissional.
Neste evento podemos concluir que já temos prontos para utilização tecnologia, materiais e processos que dão agilidade, segurança e sustentabilidade aos nossos empreendimentos, basta que para isso utilizemos o que temos à disposição”, salienta Brazil Versoza.
Inteligência Artificial
A construção civil passa por transformações nos processos .
A revolução da Inteligência Artificial foi o destaque do primeiro dia do Ciclo de palestras. Alexandre Del Rey sócio fundador da I2AI - International Association of Artificial Intelligence, abordou a questão “A Revolução da IA e porque isso afeta a sua organização” ; Tiago Zampieri, da Corelab, apresentou o tema “! Chap GPT: Como isso pode afetar seus negócios?”; Silvana Kumura, Coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai em Londrina, finalizando as apresentações, falou do HUB de Inteligência Artificial , abordou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos para o setor e ,principalmente, sobre a importância da Inteligência Artificial na elaboração dos Projetos”.
Foram três visões distintas sobre o mesmo tema, que tiveram a convergência de idéias sobre a IA e como ela pode transformar nossas vidas para o bem ou para o mal, dependendo de como for utilizada.
No segundo dia do Ciclo de Palestras, executivos de importantes empresas falaram sobre suas experiências, apresentou Cases de IA e a Industrialização da Construção.
O arquiteto Thomas Takeuchi e Alexandre Kuroda, da Arqgen, startup que utiliza a IA para fazer projetos de arquitetura.
O engenheiros Wesley de Brito, da MSE soluções em engenharia, falou sobre como o BIM auxilia no desenvolvimento de processos construtivos, dando um destaque a construção off-site. Para muitos foi uma grande surpresa conhecer o trabalho desenvolvido por essa gigante do setor industrial, sediada em Londrina. Nelson Zanocelo discorreu sobre o Sistema Nextera de Fachadas.
Todos os palestrantes ressaltaram que a tecnologia veio para ajudar o homem em atividades de rotina. O uso da IA não tem volta. Já está sendo usada em grande escala e o conhecimento desta ferramenta traz benefícios que devem ser incorporados pelas empresas. Vale ressaltar que a mudança de cultura e o treinamento dos colaboradores são essenciais.
A Construtech Week 2024 é uma realização da Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte e Sebrae/PR.