A Regional Londrina do Crea-PR realizou nesta quarta-feira (21), com a participação de 90 profissionais, a sua Reunião Preparatória Regional (RPR) para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontecerá de 23 a 25 de julho de 2025, em Foz do Iguaçu. O encontro reuniu profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, representantes de entidades de classe, instituições de ensino, inspetores e lideranças do Sistema Confea/Crea e da Mútua.
Esta etapa regional é parte do processo que antecede o Congresso Estadual, sendo um importante momento para o debate de propostas que impactam diretamente o futuro das profissões da área tecnológica. A Regional Londrina registrou um total de 46 propostas apresentadas nas Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs). Após análise, debate e votação, os participantes priorizaram 15 propostas – três de cada um dos cinco eixos temáticos – que seguirão para o 12º CEP como representativas da região.
Compuseram o dispositivo de honra o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari; o representante da Comissão Organizadora do 12º CEP, eng. seg. trab. Vergínio Luiz Stangherlin; e os coordenadores regionais do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), eng. eletric. Yuri Mendes Mostagi; de Entidades de Classe (CDER), eng. seg. trab. Fernando Ribeiro dos Santos; e de Inspetores (CDIN), eng. agr. Ciro Daniel Marques Marcolini, além da representante do Comitê Mulheres do Crea-PR, eng. civ. Aline Alves Pereira, e do vice-presidente do CEAL, o engenheiro civil Helton Genare da Silva. A reunião foi realizada no auditório do CEAL/Sinduscon..
O presidente Ascari, abriu sua fala destacando o papel estratégico do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) para o desenvolvimento das profissões da área tecnológica. “Temos aqui um público qualificado para discutir propostas. De sete câmaras, quatro estão representadas por coordenadores. Isso é um dos pontos que demonstra a responsabilidade que carregamos neste momento. O CEP acontece a cada três anos, e, pela primeira vez, discute temas que extrapolam as nossas pautas internas. Agora falamos de questões que impactam diretamente as cidades, refletindo sobre a forma como estamos atuando”, afirmou.
Ele reforçou que a valorização das profissões cresce na medida em que os profissionais entregam seu conhecimento técnico à sociedade. “As propostas que surgiram aqui são todas importantes, vieram da base, dos profissionais. Nenhuma será descartada. Elas vão compor nossa Agenda Parlamentar, os Estudos Básicos de Desenvolvimento Estadual (EBDE) e Municipal (EBDM), além das demandas específicas de cada modalidade, servindo de base técnica para nossos representantes no governo”, completou.
Representando o presidente do CEAL, o vice-presidente Genare da Silva deu as boas-vindas aos participantes, expressando sua alegria em recebê-los na Regional Londrina. “Este é um momento importante para trabalharmos a melhoria profissional e para formar novos líderes que vão defender nossas ideias. Também é um momento relevante em que nossas autoridades estão discutindo leis, inclusive sobre temas como o ensino a distância (EAD), que impactam diretamente nossa atuação”, destacou. Segundo explicou o vice-presidente do CEAL, " esse evento preparatório para o Congresso Estadual, objetiva escolher as propostas da regional de Londrina, bem como os representantes que as defenderão no congresso. Estas propostas visam fortalecer e valorizar a atuação das engenharias, tendo como foco principal, a melhoria dos serviços prestados à sociedade como um todo, nas áreas abrangidas pelas temáticas do ano."
O inspetor Ciro Daniel destacou que este é um momento relevante para que os profissionais possam sugerir mudanças que impactem positivamente suas profissões. “É uma seleção grande de propostas, com excelentes ideias. Isso demonstra o engajamento da nossa base”, pontuou.
O representante da Comissão Organizadora do CEP, eng. Vergínio explicou o processo do Congresso e reforçou a importância do processo e da participação dos profissionais na construção coletiva das propostas.
O coordenador do CDER, Fernando, destacou que tanto a etapa regional quanto a estadual são momentos de grande relevância para o fortalecimento do Programa Agenda Parlamentar do Crea-PR. “Todas as regionais estão desempenhando um papel fundamental nesse processo. É essencial que haja dedicação da equipe do Crea-PR e dos profissionais para que essas propostas realmente cheguem aos nossos deputados e representantes. Por isso, é muito importante que todos pensem com carinho no voto, escolhendo a proposta que tenha maior viabilidade e potencial de transformação”, finalizou.
Os eixos temáticos do 12º CEP são:
Acessibilidade e Mobilidade Urbana
Saneamento Básico
Engenharia Pública
Qualidade Ambiental
Desenvolvimento Sustentável Energético para os Municípios
Além da definição das propostas, foram eleitos os delegados que representarão a regional no Congresso Estadual. Foram escolhidos 8 delegados sem mandato, entre 14 candidatos, e 6 delegados com mandato no Crea-PR, entre 9 candidatos.
A condução das atividades ficou a cargo do gerente da Regional, eng. eletric. Edgar Matsuo Tsuzuki; da gerente de Fiscalização do Crea-PR e assessora da Comissão Organizadora do 12º CEP, eng. amb. Mariana Maranhão; e de Vergínio Stangherlin, que apresentaram o funcionamento do Congresso e as proposições de cada proposta.
Os profissionais presentes participaram ativamente da reunião, defendendo suas propostas e contribuindo com os debates e votações. As propostas eleitas na RPR da Regional Londrina agora seguem para o Congresso Estadual e, caso aprovadas, poderão ser levadas ao 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), previsto para outubro, em Vitória (ES).
Estavam presentes também no evento o diretor do Crea-PR, Decarlos Manfrim; o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PR, eng. civ. Edson Jackson Yêra Oliveira: Engenheiro civil; o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), eng. mec. seg. trab Valldemir Antunes; e o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE), eng. eletric. Roberto Gonçalves Gameiro.
Fonte: Crea-PR