Na última sexta-feira (26/05), a Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná reuniu-se, na sede da ACIL, com a participação online do diretor de Planejamento da Infra S/A, o engenheiro civil Cristiano Della Giustina, direto de Brasília. O encontro contou com a presença do engenheiro Civil, Decarlos Manfrin , conselheiro do CEAL. O Contorno Norte de Londrina é uma obra que prevê desviar o trânsito da BR-369, que hoje passa por dentro de áreas urbanas de Londrina, Ibiporã e Cambé. Quando estiver pronta, a obra vai, por exemplo, retirar o tráfego pesado da Avenida Brasília, em Londrina.
O Contorno Norte de Londrina faz parte do lote 4 das concessões de rodovias do Paraná, que está em avaliação no Tribunal de Contas da União. A extensão prevista é de 30km, em pista dupla, com três trevos e duas interseções em diamante. O valor referencial para a construção da pista é de R$ 311 milhões, mas terá que ser atualizado, já que foi calculado em janeiro de 2021. Também são previstos R$ 57,7 milhões para desapropriar os terrenos necessários. O trajeto do Contorno Norte de Londrina deverá proporcionar um impacto no desenvolvimento regional, influenciando a instalação de empresas.. A reunião tratou também sobre a questão do Contorno Leste de Londrina.
A Infra é uma empresa do Governo Federal é a responsável por obras ferroviárias, planejamento e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura de transportes.