CEAL
CEAL
 
23/04/2025

Desde 2023, Crea-PR já investiu mais de R$ 1,3 milhão em capacitações e aulas de BIM

Segundo o Crea-PR, o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) esta entre as entidades que se destacaram na realização de ações voltadas ao BIM.

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) tem reforçado, desde 2023, seu compromisso com a valorização profissional e a modernização da engenharia por meio de expressivos investimentos em capacitações voltadas à metodologia BIM — sigla para Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção). Desde então, foram aplicados R$ 1.387.928,89 em iniciativas realizadas por entidades de classe em todas as regiões do estado.

O BIM é uma abordagem inovadora que vem revolucionando a forma como obras e projetos são concebidos, permitindo a criação de modelos virtuais inteligentes e integrados, com a participação de todas as disciplinas envolvidas na construção. A metodologia facilita o planejamento, a execução, a fiscalização e a manutenção de edificações e infraestruturas, proporcionando mais precisão, economia de tempo e de recursos, além de maior transparência em processos construtivos.

As ações apoiadas pelo Crea-PR ocorreram por meio dos Editais de Patrocínio lançados anualmente, que incentivam as entidades de classe a promoverem cursos com foco em tecnologias e plataformas baseadas em BIM. Ao todo, as capacitações beneficiaram diretamente 2.230 profissionais e 467 acadêmicos. Somadas, as ações ultrapassaram 1.440 horas de conteúdo técnico dedicado à inovação e ao domínio de ferramentas digitais.

Entre as entidades que se destacaram na realização de ações voltadas ao BIM está o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL). Comprometido com o desenvolvimento técnico e a valorização dos profissionais da área tecnológica, o CEAL está promovendo um projeto de capacitação em BIM viabilizado por meio do edital de fomento do Crea-PR, o que reforça a importância da parceria entre o Conselho e as entidades de classe para o fortalecimento da engenharia paranaense.

“A adoção do BIM representa uma verdadeira transformação na forma como projetamos, executamos e gerenciamos obras. Mais do que uma ferramenta, o BIM é uma metodologia que promove integração, precisão e eficiência em todas as etapas do ciclo de vida do empreendimento. Essa mudança, no entanto, exige um novo perfil de profissional. Por isso, a capacitação contínua dos engenheiros é fundamental para garantir que possam tirar o máximo proveito das potencialidades do BIM. Investir em formação técnica, atualização e domínio das novas tecnologias é uma responsabilidade compartilhada entre instituições de ensino, empresas, conselhos e entidades de classe, como o Crea-PR e o CEAL, para que a engenharia brasileira siga avançando com qualidade, inovação e sustentabilidade”, destaca o presidente do CEAL, Eng. Eletric. Marcos Dantas.

Para o presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, o investimento em BIM está alinhado à missão do Conselho de fomentar uma engenharia cada vez mais qualificada:

“Investir em BIM é investir na competitividade e na valorização do conhecimento técnico. Estamos conectando nossos profissionais às ferramentas do futuro, promovendo oportunidades e elevando a qualidade da engenharia no estado”, afirma Ascari.

O Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Eng. Prod. Claudemir Marcos Prattes, também destaca a importância da iniciativa:

“A disseminação da metodologia BIM é central para a transformação digital da engenharia. A adoção de ferramentas BIM representa uma evolução significativa na forma como projetos são concebidos, planejados e executados, promovendo ganhos reais em produtividade, sustentabilidade, gestão e qualidade técnica”, afirma Claudemir.

O gerente também destaca que o Conselho mantém convênios ativos com o Fórum BIM Brasil e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ampliando as possibilidades de acesso a programas de pós-graduação, pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções técnicas e acadêmicas voltadas à realidade da engenharia paranaense.

“Como parte de uma iniciativa estratégica em expansão, o Crea-PR agora avança para uma nova fase: a criação de laboratórios regionais de treinamento em BIM, que servirão como polos de capacitação prática e inovação. Essa proposta vem acompanhada de parcerias com desenvolvedores de software e com o Governo do Estado do Paraná, facilitando o acesso dos profissionais às ferramentas tecnológicas e ampliando o alcance dos treinamentos, inclusive em regiões que ainda não contam com essa estrutura”, finaliza Claudemir Prattes.

 

Texto: Crea-PR

© Copyright 2025 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.