Intensificar o diálogo entre as entidades e os representantes políticos para definir estratégias e conseguir mais recursos para a cidade foram os temas da reunião entre as entidades do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE) e o deputado federal Diego Garcia, nesta sexta-feira (29), na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Foto: Marcelo El Kadre (SRP), Diego Garcia, Angelo Pamplona (ACIL), Brazil Versoza (CEAL), Euclides Nandes (SESCAP-LDR), Marcos Rambalducci (UTFPR) - Crédito: Assessoria ACIL
Durante a conversa, o deputado ilustrou e deu várias dicas para que as entidades trabalhem ao lado dos representantes públicos em busca de mais recursos federais voltados a ações de interesse público, que vão desde a formação de mão de obra à construção do Teatro Municipal, passando por áreas como saúde, educação, cultura, esportes, turismo infraestrutura e segurança, entre outras.
Além de intensificar o diálogo com deputados e senadores - incluindo aqueles de fora da região mas que receberam votos locais -, as estratégias passam pela elaboração de projetos, que podem ser definidos, por exemplo, a partir de sugestões priorizadas pelo MasterPlan Londrina 2040. Na conversa, ficou evidente que Londrina tem potencial para receber mais recursos do governo federal por intermédio dos representantes políticos.
“Essa iniciativa é importantíssima, porque cada entidade representa um setor, um segmento, com demandas e realidades diferentes, mas estão todas juntas, reunidas dentro de um núcleo para discutir justamente os interesses que são maiores do que as questões individuais, que é o interesse da cidade”, destacou Diego Garcia.
O presidente do CEAL, Brazil Versoza, Brazil Versoza , agradeceu a presença do Dep Diego Garcia nesta reunião de prestação de contas. “Quando a sociedade civil participa junto com suas representações políticas, o resultado é positivo para Londrina. Independentemente do partido político nossa cidade precisa de políticos que se preocupem e trabalhem para o desenvolvimento de Londrina.”
Para Angelo Pamplona, presidente da ACIL, o diálogo é a base do associativismo: “O Núcleo tem a missão de unir as entidades para conversar com os representantes públicos em prol do bem comum. O deputado Diego Garcia foi muito receptivo às sugestões e nos deu muitas dicas importantes. Essa união é uma característica do associativismo e nos torna mais fortes. Temos a certeza de que estamos trilhando um caminho que pode dar muitos frutos para Londrina”.
Integrantes
O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial foi criado em 2009 e, desde então, reúne-se semanalmente, às terças-feiras, na ACIL. Atualmente, é formado pela Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic); ACIL; Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); SEBRAE; Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi); Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR); Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal); Sindicato da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon); Sociedade Rural do Paraná (SRP); Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).