Os problemas de ética profissional que ainda são identificados decorrem da falta de conhecimento ou de entendimento sobre a área de atuação, mas também de desvios imperdoáveis de caráter.
O Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, com seus 82 artigos, é muito claro e dispensaria maiores detalhes.
Profissionais sem ética podem, eventualmente, obter alguma vantagem, aqui ou ali. Mas são nocivos à categoria profissional e constituem uma parcela que mina que contamina o conjunto dos profissionais e deteriora o valor da marca.
Se você presenciou ou foi vítima de uma prática que fere o Código de Ética da Engenharia ou da Arquitetura! Denuncie esta prática no site do CEAL na opção “Denuncie" e nos ajude a tornar melhor e mais justo o mercado dessas áreas. Lembrando que as denúncias podem ser realizadas de modo “Denúncia Anônima”.
Passo a passo:
1 – Acesse www.ceal-londrina.com.br
2 – No canto superior direito existe a opção “Denuncie”
3 – Deixe sua denúncia.
São deveres dos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia:
1º - Interessar-se pelo bem público e com tal finalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir à humanidade.
2º - Considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.
3º - Não cometer ou contribuir para que se cometam injustiças contra colegas.
4º - Não praticar qualquer ato que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legítimos interesses de outros profissionais.
5º - Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição de preços por serviços profissionais.
6º - Atuar dentro da melhor técnica e do mais elevado espírito público, devendo, quando Consultor, limitar seus pareceres às matérias específicas que tenham sido objeto da consulta.
7º - Exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicação e honestidade para com seus clientes e empregadores ou chefes, e com espírito de justiça e equidade para com os contratantes e empreiteiros.
8º - Ter sempre em vista o bem-estar e o progresso funcional dos seus empregados ou subordinados e tratá-los com retidão, justiça e humanidade.
9º - Colocar-se a par da legislação que rege o exercício profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, visando a cumpri-la corretamente e colaborar para sua atualização e aperfeiçoamento.
Veja o código de Ética Profissional na integra neste link - https://goo.gl/BUWW8m
Com informações – www.confea.org.br
Copyright © 2018 Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – Todos os direitos reservados.