As energias renováveis são resultantes de recursos naturais que se renovam, ou seja, que são inesgotáveis. Entre as energias renováveis, estão a energia hídrica, maremotriz, geotérmica, energía solar, eólica e de biomassa.
Uma das fontes de energias renováveis mais utilizadas na nossa região, inclusive por sua abundância é a energia solar. Apesar de ser chamada de fonte nova, essa tecnologia já estão presente há décadas e está atualmente em forte crescimento.
A energia solar é uma fonte de energia primária renovável. Pois ela pode ser aproveitada sem que se esgote ao longo do tempo, além de surgir de modo constante ela contribui para o aparecimento de novas tecnologias e formas de produção de eletricidade utilizando recursos naturais.
Como é o processo da FV (fotovoltaica)?
A energia solar fotovoltaica, converte a luz solar diretamente em eletricidade usando células fotovoltaicas. Sistemas que podem ser instalados em telhados para produzir a energia para o autoconsumo, em regiões isoladas e até mesmo em veículos elétricos como barcos e carros movidos a energia solar.
A energia solar fotovoltaica também é utilizada em grandes centrais fotovoltaicas para gerar energia limpa para milhares de consumidores.
Além disso o Brasil possui as principais fontes de energia, que são as hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração de energia no país. Novas energias renováveis, como a energia solar e eólica vêm ganhando reconhecimento e seu uso cresce amplamente ano após ano. Estima-se que até 2050 a quantidade de energia gerada por painéis solares alcance entre 78 e 128 GW.
Como é o processo de captação da energia solar?
A energia solar é captada quando a energia do sol é convertida em energia elétrica ou usada para aquecer água ou outros líquidos. O potencial da energia solar é tão grande que estima-se que se toda a energia do sol fosse aproveitada seria suficiente para gerar mais de 1800 vezes a energia consumida no mundo.
Assessoria de Imprensa CEAL e ANEEL - www2.aneel.gov.br