CEAL
CEAL
 
18/05/2018

Grupo de educadores da UEL estuda violência doméstica contra crianças e adolescentes

Quando se trata de violência é consenso que a ameaça comumente vem de fora, mas para crianças e adolescentes, na maior parte das vezes, o agressor está dentro de casa. Para estudar e discutir o fenômeno da violência doméstica um grupo de educadores se reúne mensalmente na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por meio do grupo de VDCA: Violência Doméstica contra crianças e adolescentes.

De acordo com uma das coordenadoras do grupo, a pedagoga do Laboratório de Tecnologia Educacional da UEL (LABTED) Helaine Felipe Contato, as agressões são variadas e podem ser verbais, físicas, psicológicas, sexuais e negligência. “É importante levar esse assunto a professores, pois são pessoas ligadas diretamente a crianças e adolescentes e que, quando bem orientadas, podem perceber sinais de violência doméstica”, ressalta Helaine.

            Nesse sentido, o LABTED promove desde 2013 seminário anual para debater o tema com escolas de Londrina e região e auxiliar os educadores a se tornar multiplicadores de ações protetivas. “Toda violência deixa marcas, mas a violência sexual, por exemplo, é mais difícil de ser percebida por não provocar ferimentos aparentes como a violência física, por exemplo; o quadro se agrava pelo fato de as estatísticas demonstrarem que o abuso sexual de crianças e adolescentes é praticado, em sua maioria, por pessoas próximas à família ou até mesmo por familiares. Por isso é preciso trazer a escola para o debate e transformá-la num agente de mudança”, finaliza.

Você pode acompanhar o trabalho do grupo de VDCA do LABTED da UEL pelo site: http://www.labted.net/vdca

© Copyright 2024 CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Todos os direitos reservados.