De janeiro a outubro deste ano, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), executou diretamente ou viabilizou o plantio de 11.464 árvores em Londrina. Desse total, as equipes próprias do órgão realizaram 8.072 plantios, enquanto 3.392 ações foram efetuadas por cidadãos, que solicitaram as mudas junto ao Viveiro Municipal.
Foto: Emerson Dias - N.Com/PML
Entre os trabalhos mais significativos realizados em 2021, pela Diretoria de Áreas Verdes da Sema, está o plantio de 1.085 árvores, em nove pontos da cidade, por meio da iniciativa “Semeando Vida na Cidade de Londrina” (saiba mais). A ação foi promovida em julho, em parceria com a Igreja Presbiteriana Central. Outro plantio de grande porte foi realizado na Avenida dos Expedicionários, que recebeu cerca de 200 mudas, em setembro, em iniciativa conjunta com o Grupo Triolé e o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL). Além disso, os trabalhos também contemplaram a arborização das ruas do quadrilátero central de Londrina. As atividades de plantio são executadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, por duas equipes operacionais da Diretoria de Áreas Verdes, que totalizam oito servidores. Elas contam com o reforço dos integrantes das ações de ressocialização de apenados, conduzidas em conjunto com o Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon).
Foto: David Camargo
O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, destacou que o objetivo da pasta é implantar uma arborização padronizada em cada via do município, para reforçar a identidade das ruas e avenidas de Londrina. Ainda segundo Siena, a Sema trabalha com a meta de plantio de três mudas para cada árvore erradicada. “Essa é uma diretriz que está no Plano Plurianual, e que estamos conseguindo ultrapassar, pois atualmente estamos plantando, em média, quase quatro mudas para cada corte feito. É importante que as pessoas saibam que, quando precisamos erradicar uma árvore, isso é feito com base em estudos técnicos. O corte somente é realizado nos casos de árvores que estão condenadas ou que podem causar riscos à população. No próprio planejamento das ações de plantio, seguimos critérios para escolher as espécies mais adequadas a cada local e que não venham ocasionar transtornos no futuro”, disse.
As mudas mantidas pelo Viveiro Municipal são provenientes, em sua grande maioria, de doações feitas por empresas. Essas iniciativas se referem a ações de contrapartida resultantes de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) e compensações por cortes de árvores. Além disso, a Secretaria Municipal do Ambiente recentemente recebeu uma doação de 6 mil mudas, efetuada pelo Instituto Água e Terra (IAT), que integra o Governo do Estado do Paraná. Todas essas plantas são de espécies nativas e serão plantadas pela Sema em áreas de fundos de vale.
O diretor de Áreas Verdes, Gerson Galdino, contou que o órgão planeja ações de plantio para diferentes regiões da cidade. “Um dos locais contemplados será o Jardim Shangri-lá B. Nessa região, faremos um trabalho de grande impacto, com cerca de mil árvores plantadas. Essas mudas foram doadas como medida compensatória, decorrente de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)”, afirmou.
Solicitações – Além de realizar ações de plantio por iniciativa própria, a Diretoria de Áreas Verdes também atende a solicitações da comunidade. Quem quiser requisitar o plantio de árvores para a sua rua ou bairro pode enviar um e-mail para o endereço areas.verdes@londrina.pr.gov.br, ou comparecer à sede da Sema (R. da Natureza, no 155, Parque Arthur Thomas).
Os cidadãos londrinenses também podem solicitar mudas para plantio próprio, em área pública, sendo que o limite máximo é de três mudas por pessoa, a depender do tamanho do terreno onde será feita a ação. Para isso, os interessados devem comparecer ao Viveiro Municipal (Avenida Europa, s/n, Jardim Vale Azul), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, munidos de um documento pessoal, comprovante de residência e do endereço do local onde será realizado o plantio.
Fonte: tarobanews.com