Nesta última quarta-feira (10), a reunião do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da ACIL contou com a presença do Secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, que apresentou o Plano Estadual de Retomada e Desenvolvimento Econômico 2021-2022.
Uma série de iniciativas que visam a retomada econômica do Estado tem como destaque a integração entre governo, empresas, entidades como o Sebrae, e universidades. De acordo com o secretário, o governo estadual tem o intuito de colaborar com a classe empresária, principalmente por ela representar a força motriz da geração de empregos.
Ele falou sobre os números desafiadores de 2020 em diversos setores, mas frisou também o bom desempenho do PIB paranaense se comparado com o brasileiro. “A perda poderia ser maior se não fosse o setor produtivo do nosso estado. Tivemos um excelente nível de exportações, o PIB agropecuário avançou, e uma das maiores surpresas positivas para o governo, graças a classe empresária, é o saldo positivo de empregos no ano de 2020, que teve um acumulado de 52.670. Nós temos sinais claros de que o Paraná passará mais rapidamente por essa crise”, afirmou.
O Plano apresentado é dividido em três áreas. A primeira diz respeito ao desenvolvimento econômico, que inclui investimentos em obras públicas de infraestrutura, investimentos de estatais e operações de crédito, apoio e aceleração de startups, redução de barreiras que dificultam a formalização das MPEs, incentivo ao consumo dos pontos turísticos regionais e estímulos ao consumidor paranaense para que priorize a compra de produtos locais.
Ainda sobre o desenvolvimento econômico, Jorge destacou o papel das universidades e das cooperativas no Estado, e afirmou que uma das grandes intenções do governo é formar uma tríplice hélice entre o governo, as universidades e as empresas. Unir a inovação ao conhecimento. “O intuito é abrir um campo de diálogo entre empresário e pesquisador para que sejam feitas pesquisas aplicadas a negócios e busquem desenvolver produtos conjuntamente. A gente fala muito sobre polos tecnológicos, mas porque não transformar o Paraná em um Paraná tecnológico, aberto à startups e inovação?"
Sobre a gestão, segunda área que compõe o Plano, o secretário enfatizou, principalmente, a preocupação sobre a eficiência no uso da frota oficial e a urgência na transformação digital dos serviços públicos.
A terceira e última área contempla o desenvolvimento social. Assuntos como habitação social e acesso à moradia, transformações das cidades e mobilidade urbana são parte do planejamento do Estado para a retomada, assim como projetos que visam fomentar a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Ao final da apresentação, Valdemar Bernardi Jorge se propôs a ouvir apontamentos e sugestões dos presentes, e reforçou a ambição do Estado de juntar forças ao empresariado e demais grupos do setor produtivo para fortalecer a retomada e trabalhar por um Paraná ainda mais desenvolvido.
A presidente eleita da ACIL, Márcia Mocelin Manfrin, parabenizou o secretário pelo Plano bastante otimista, e relembrou a assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura de Londrina e a Invest Paraná realizada na semana passada, como sendo mais um passo rumo ao desenvolvimento do Estado. “Este plano é excepcional. Que possamos trabalhar juntos na realização desses projetos para construir um Estado que seja forte para o país inteiro.”
Estiveram presentes:
Bruno Ubiratan, o presidente da Copel;
Fabrício Bianchi, gerente regional do Sebrae
Ovanes Gava, presidente do Sincoval;
Marcus Von Borstel, presidente da Fiep;
Flávio Balan, presidente do Conselho Administrativo da Fomento Paraná;
Gerson Guariente, vice-presidente do Sinduscon;
Adalto Quintanilha, representando a Sociedade Rural;
Carlos José Costa Branco, presidente do CEAL;
Renata Queiroz, diretora de turismo
Clovis Coelho, assessor da Fiep;
Sandra Moya, chefe do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina;
Junior dos Santos Rosa;
Representantes do Sebrae e do Ecossistema de Inovação de Londrina.
Fonte: Assessoria ACIL