O lançamento da Revista Realizar Engenharia foi na última quinta-feira (09/08) durante a SOEA, evento que reúne mais de 5.000 participantes em Gramado , no Rio Grande do Sul. A publicação é uma parceria CEAL e Crea-PR, com importantes temas de interesse da categoria, tendo a sua distribuição gratuita para profissionais e estudantes das engenharias.
A revista Realizar Engenharia começou a ser editada em 2017 na primeira gestão do presidente Brazil Versoza. Agora, em seu segundo mandato como presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), o engenheiro Brazil Versoza faz uma importante reflexão sobre o tema “Entidade de Classe: Por que participar de uma! ”. Ele salienta em artigo publicado nesta 10ª edição sobre o assunto.
Segundo Versoza, “Trabalhando para a coletividade recebia não uma recompensa financeira, mas sim uma vivência e enriquecimento para minha vida profissional. Me desenvolvi nas áreas de relacionamento, resolução de conflitos, resiliência diante das dificuldades e em inúmeras limitações. Isso sempre me fez lembrar de uma frase que ouvi na igreja: “Fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece uma rosa”.
Hoje, tenho consciência de que quando me coloco a serviço da coletividade, atuando em uma Entidade de Classe é apenas uma pequena retribuição daquilo que tanto recebi em minha vivência profissional e da experiência do trabalho realizado na própria Entidade”, salienta o presidente do CEAL.
Para ele, a revista Realizar Engenharia é um importante veículo de comunicação para os engenheiros “ Os temas veiculados são de interesses da categoria e os autores são especialistas em suas áreas”, explica Brazil Versoza.
A revista Realizar Engenharia possui um Conselho Editorial composto por engenheiros representantes do CEAL e do Crea- PR
O presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha, salienta a importância da revista Realizar Engenharia “Ao me deparar com os assuntos que fazem parte desta nova edição da revista do CEAL – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina - senti um grande orgulho de ser engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de Londrina, e fazer parte do Sistema Confea/Crea. Todos os temas abordados na publicação que dizem respeito ao futuro do mundo – como Cidades Inteligentes, Ranking das Cidades Sustentáveis no Brasil, entre outros – envolvem o trabalho de profissionais ligados ao Sistema. Ou seja, as nossas profissões construirão o futuro!”
Temas importantes
Dentre os diversos temas desta 10ª edição destacamos: Como o uso da Inteligência Artificial pode transformar a rotina da construção civil?; A transformação digital ancorada na transformação cultural e educacional com vistas na transformação da realidade das cidades e das pessoas; Arbitragem com Engenheiros. Oportunidades na atuação para solução de disputas;
Agir em prol da sustentabilidade exige planejamento e o cumprimento de normas; O que muda nas garantias de edificações com a nova norma ABNT NBR 17170; A diferença de Inspeção Predial e Perícia em Patologias em Edificações; A ABNT NBR 15575:2021 e suas Implicações na Construção Civil;
Crea-PR apresenta 25 propostas de Projetos de Lei à Assembleia Legislativa do Paraná; O Crea-PR participa da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos.