O empresário Francisco Simeão, o Chico Simeão, como é conhecido, foi muito festejado e aplaudido pelos participantes da palestra de encerramento do 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civis, promoção da ABENC-PR, realizado na sede do CEAL na última quinta-feira (15/08) . A palestra abordou o projeto “ Os bairros integrados “Ecoparque” e a Fábrica de Prédios” , que esta em fase de implantação piloto na cidade de Cascavel (Paraná).
O projeto Ecoparque abrange em um mesmo espaço, moradia de qualidade, fortalecimento da educação básica e programas de capacitação para que famílias carentes possam ter melhoria de renda. “Não é um mero projeto empresarial visando o lucro. A ambição é muito maior. O que importa para nós, para mim e o meu sócio Luiz Bonacin, é o lucro da alma”, enfatiza o empresário que sempre foi um visionário e foi o idealizador do “O Bom Aluno” ( Projeto que proporciona a oportunidade de uma formação acadêmica de excelência a partir do 7º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino superior).
Chico Simeão foi secretário da Indústria e Comércio do Governo José Richa (1986), e na época diversificou a política pública no setor produtivo e de serviços em praticamente todas as regiões do Estado.
O 2º CPENi uma realização da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – departamento PR, em parceria com o Crea-PR e apoio do CEAL.
Novo conceito de casa popular
“O Residencial Ecoparque muda o conceito da casa popular no país, dá novo rumo à construção civil e leva famílias inteiras a sonhar com vida digna”, explica Chico Simeão que é CEO do Ecoparque. Ele salienta que esse Projeto só tem uma semelhança com o projeto do Governo Federal “Minha Casa, minha vida” , o preço.
No complexo, Chico Simeão incorpora escola desde os primeiros anos da infância, ensino de inglês e computação, a defesa do meio ambiente, e o aumento de renda da famílias. “Minha mãe que era uma mulher sábia me disse: se deseja melhorar a vida das pessoas, invista na educação e na formação das crianças. O projeto é totalmente destinado às camadas mais pobres da população”, explica ele.
Segundo o empresário, é um Projeto de Vida revolucionário para aqueles que estão dispostos a mudar suas vidas.
As escolas irão formar técnicos em computação, pintura, panificação, jardinagem, carpintaria, além de pedreiros, eletricistas, encanadores, e demais profissionais demandados pelo mercado de trabalho da região.
Fábricas de Prédios
A Fábrica de Prédios usa o mesmo conceito da China que construiu hospitais em poucos dias durante a Pandemia de Covid. O projeto prevê a construção de edifícios a partir de blocos de concreto pré-fabricados.
“Este projeto é o futuro da construção civil no mundo e, em poucos anos, poderá resolver o crônico problema da casa própria no Brasil”, afirma Francisco Simeão.
Londrina terá Ecoparque
Chico Simeão é londrinense e mora há muitos anos em Curitiba. Ele informou que o Projeto Ecoparque também será implantado em Londrina. “Eu não poderia deixar a minha cidade fora deste Projeto. Já adquirimos uma área de 5.000 metros quadrados para esse Ecoparque na cidade.
O 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civic, realizado dias 14 e 15 de agosto, é uma promoção da ABENC-PR ( Associação Brasileira de Engenheiros Civis – departamento PR), em parceria com o Crea-PR e apoio do CEAL.