A calçada desgastada pelo tempo já estava aborrecendo a aposentada Ignêz Maturana há algum tempo. Moradora do Jardim Bandeirantes, em Londrina, ela resolveu reformar o calçamento em frente a sua casa e ficou surpresa com a quantidade de entulho acumulado em poucos dias. "Eu havia alugado uma caçamba grande, mas ela ficou cheia muito rápido e agora não sei onde descartar o que sobrou", relata.
Assim como ela, muitos londrinenses produzem resíduos cuja destinação é motivo de dúvida. Além dos restos de alimentos, considerados orgânicos, existem os recicláveis e os rejeitos - cuja coleta é feita nos domicílios. Mas e entulho, galhos de árvore e grandes objetos, como colchões e sofás, onde descartar?
Em Londrina, a população dispõe dos PEVs: Pontos de Entrega Voluntária destinados a receber o equivalente a oito carriolas de resíduos sólidos por usuário. Para efetuar o descarta basta apresentar documento de identificação (CPF/RG ou CNH), preencher um cadastro na entrada, identificar a procedência do resíduo (endereço) e tê-lo separado corretamente.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é a responsável por gerenciar os PEVs e orienta os londrinenses a denunciar descartes irregulares, pois a destinação incorreta dos detritos pode contaminar o meio ambiente e contribuir para a proliferação de pragas urbanas. As denúncias podem ser feitas pelo Telefone (43) 3379-7946 ou pelo e-mail sac.cmtu@gmail.com.
Serviço
PEV Zona Leste: Rua Capitão João Busse, Jardim Califórnia/Nova Conquista.
PEV Zona Norte: Rua Helmuth Fischer com Rua Annibal Balaroti, Jardim Vista Bela.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h.