Na noite desta segunda-feira (20), o Crea-PR realizou a cerimônia da primeira edição do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Marques, organizado pelo Comitê Mulheres do Conselho.
O prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer o trabalho de mulheres paranaenses nas Engenharias, na Agronomia e nas Geociências e, por isso, recebe o nome da primeira mulher diplomada em Engenharia Civil na Região Sul do Brasil.
Enedina Marques, após sua formação, foi considerada a primeira engenheira negra do País. Durante a graduação - e até mesmo após -, a engenheira conquistou espaço em um cenário predominantemente masculino e branco.
A premiação contou com a presença de diversas mulheres relevantes para o cenário das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, incluindo oito indicadas, que receberam uma homenagem durante a cerimônia.
A Regional Londrina do Crea-PR indicou a engenheira civil Célia Catussi para receber o prêmio e a homenagem. Assim como as profissionais indicadas pelas outras regionais, Catussi foi selecionada como resultado de sugestões enviadas por Entidades de Classe e instituições de ensino.
Representantes do CEAL estiveram presentes no evento, que aconteceu em Curitiba/PR, e parabenizam todas as homenageadas, uma vez que as mulheres engenheiras são essenciais para o presente e para o futuro da profissão e do Brasil.
Um grande parabéns a todas!