Nesta ultima quarta-feira (26), no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, a Eng. Elétrica Verona Greco trouxe um assunto muito importante, tanto para os Engenheiros, Arquitetos e para o planeta. Ela falou sobre o uso de Fotovoltaicos Orgânicos ou Organic Photovoltaics (OPV), que a SUNEW empresa mineira é especialista na produção e aplicação dos Filmes Fotovoltaicos.
Verona Greco
Essa nova tecnologia a terceira geração de células solares, feita de produtos orgânicos (hidrocarboneto), não mais de minerais como as primeiras gerações de painéis solares que utilizam o silício como base.
Essa nova tecnologia possibilita a geração de energia limpa, com uma imensa facilidade na produção, pois se trata de um produto feito por impressão, “roll-to-rool”, utilizando-se de semicondutores líquidos, sua aplicação varia desde fechadas de prédios, residências e uma grande gama de lugares e produtos.
Verona ressalta que “A eletrônica orgânica é a grande próxima oportunidade em semicondutores.” Pois além dos benefícios da produção, o OPV oferece proteção UV, leveza, flexibilidade, é reciclável e não depende de angulação.
Todos ficaram muito entusiasmados como a demonstração da nova tecnologia, veja alguns exemplos das possíveis aplicações.
Redação - David Camargo
Copyright © 2016 Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – Todos os direitos reservados.